Mas afinal...o que é o Ubuntu Touch?

Olá personas, como vão?
Hoje continuaremos a série de sistemas operacionais mobile não tão conhecidas por ai, o SO da vez é o Ubuntu Touch! Ubuntu... palavra conhecida por aqui hein? Se você não sabe do que estou falando confira em Mas afinal... o que é o Linux?
Isso mesmo! Ubuntu Touch não é uma mera coincidência, ele faz parte de um grande projeto da Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu, uma das mais mais famosas distribuições Linux para desktop. Enfim, situados no tema, vamos ao nosso breve resumo sobre o tema...


Breve história

Apresentado em janeiro de 2013 e disponibilizado na versão Developer Preview, o Ubuntu Touch foi criado com o objetivo de disputar o mercado mobile com as grandes marcas já consolidadas no mercado. Apesar de não atingir sua meta de financiamento após o período de testes, a Canonical garantiu o lançamento de seu SO mobile em 17 de 2013.
A Canonical mantém tudo como código aberto, com as licenças habituais de uso. Todos podem beneficiar-se com isso, mesmo os usuários de outras distribuições. Além disso a empresa não pretende cobrar pelos seus produtos até o presente momento, tentando monetizar isso indiretamente.

Funcionalidades

Com a interface bastante parecida com a versão de desktop, o Ubuntu Touch disponibiliza acesso a diversos apps usados em computadores, como e-mail e aplicativos para criação e edição de documentos, por exemplo. Isso facilita o desenvolvimento para quem não possui muito conhecimento técnico e, também permite facilmente transformar um webapp em um aplicativo para Ubuntu Touch bastando arrastá-lo para a barra do Unity – interface do SO.
Além disso,  na tentativa de tornar tornar seu produto mais atrativo ao usuário, a Canonical desenvolveu a funcionalidade de conexão de mouse e teclado wireless ao tablet ou smartphone para transformá-lo em um computador. Ainda é possível conectar o celular a uma televisão para aumentar o “monitor do seu novo pc”.

             

Feedback positivo e negativo

Diferente de todos os outros

Apesar de não apresentar grandes surpresas nos primeiros segundos de uso, basta navegar para a tela inicial para conferir o trabalho da Canonical. O primeiro contato com o Ubuntu Touch é impressionante. Com uma tela inicial elegante, organizada e, principalmente, funcional.
Pode-se dizer também que o Ubuntu Touch oferece conteúdo multimídia e serviços sociais nativamente, ou seja, você não precisa abrir um app para saber quais músicas foram lançadas ou para visualizar atualizações dos seus amigos.

Falta de intuitividade

Neste caso o diferente torna-se complicado, como por exemplo não haver instrução de como desbloquear a tela ou interação com os apps. Com o objetivo de deixar a tela livre somente para que o conteúdo importante seja exibido, o Ubuntu Touch acaba por ocultar as ferramentas e atalhos, o que deixa alguns usuários sem saber o que fazer na hora de explorar o sistema, detalhe que certamente afasta consumidores de experimentar o sistema.

Finalizando...

Pudemos então conhecer um pouco mais sobre este Sistema Operacional que nem sempre é lembrado pelos usuário, mas existe! Lembrando que este foi somente o segundo da curta (porém charmosa u.u) série de três SO’s que não são tão conhecidos que mostraremos aqui certo? Continuem acompanhando e escrevam nos comentários dúvidas, sugestões, etc!
That’s all forks!
For now...

  • E para ver um pouco da funcionalidade deste sistema operacional acompanhe o vídeo abaixo!

>>> E para quem quiser saber um pouco mais sobre este tema, seguem as referências:
https://www.tecmundo.com.br/ubuntu/37062-primeiras-impressoes-ubuntu-touch.htm
http://www.superdownloads.com.br/materias/6828-que-ubuntu-touch-que-canonical-pretende-alcancar.htm
http://mobileso.wikidot.com/
http://ninjadolinux.com.br/fique-por-dentro-do-ubuntu-phone/
http://www.linuxmagazine.com.br/images/uploads/pdf_aberto/LM_105_62_67_06_tutorial_ubuntu_touch.pdf

5 comentários:

  1. Eu não conhecia o este SO para dispositivos mobiles achei bastante interessante, porém na apresentação de hoje não ficou claro para mim se ele ainda está em desenvolvimento ou se foi descontinuado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem alguns rumores de que ele foi descontinuado, mas isso não é verdade. Em abril desse ano a Canonical desistiu de continuar esse SO, mas o projeto foi "ressuscitado" semanas depois pela UB Sports.

      Excluir
  2. Nesse SO é possível usar aplicativos de desenvolvimento com todas as funções ou ele é que nem o Android que tem déficit em algumas linguagens de programação à exemplo de Python?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aplicativos que você diz, seriam editores de códigos? Acho que essa questão está mais ligada a limitação no desenvolvimento de editores que não sejam para SO's desktop, já que muitos não conseguem suportar bibliotecas que não fazem do núcleo da linguagem ou que são muito complexas, (editores onlines, por exemplo também apresentam esse déficit).

      Excluir
  3. Pessoal,

    não encontrei a postagem com a apresentação PPT de vocês.. nem me convidaram para ser coautor administrado do blogue.. façam isso com urgência, pois pode prejudicar a nota de vocês!

    R

    ResponderExcluir

Copyright. Tecnologia do Blogger.