Mas afinal... O que é o Linux??

Olá personas, como vão?
Lindo relato sobre Windows, fiquei emocionado (haha – confira o post anterior). Mas hoje falaremos do projeto de programação mais adorado do mundo... o Linux.
Tux, mascote do Linux

Mas afinal o que é o Linux?

De maneira simples, Linux é o núcleo do Sistema Operacional. (Não sabe o que é Sistema Operacional? Confira em: Uma breve introdução ao tema...). Certo, isso não explica quase nada não é? Vamos dar sequência aos fatos...
Anatomia do sistema Linux[2]


Kernel (ou núcleo do Sistema Operacional) nada mais é do que o coração do sistema que integra hardware e software. Para o Linux, este é um termo de extrema importância, pois o kernel do Linux é constantemente atualizado para acrescentar suporte às novas tecnologias, atualizações chamadas versões do kernel[¹].


Aí você pode se perguntar: temos um coração, mas como fazer ele se comunicar com o sistema inteiro? Para isso, meu pequeno gafanhoto, existem programas responsáveis por interagir com o kernel, criados pela Fundação GNU[3].
Com isso, é mais correto chamarmos o sistema operacional de GNU/Linux ao invés de apenas Linux. Muita informação junta não é? Mas vamos com calma, não se abale...

Distribuições do Linux

Inicialmente entenda que o Linux é totalmente aberto (open source), ou seja, permite que qualquer programador modifique ou desenvolva o kernel de acordo com o interesse próprio. Por isso, uma distribuição Linux é nada mais que um conjunto de softwares, ferramentas e utilitários, tendo como base o kernel do Linux.
São algumas dessas distribuições:
Logo Debian

DEBIAN

Criado por um grupo de programadores voluntários, o Debian é um projeto inteiramente não-comercial, mas provê suporte para produtos comerciais em sua distribuição. Embora fácil de usar, é uma das preferidas dos usuários mais experientes, sendo um dos motivos a inteireza não-comercial. Provê suporte para uma variedade de arquiteturas, como a Alpha, ARM, intel, PowerPC, amd64.


Logo Ubuntu

UBUNTU

Ubuntu é a distribuição queridinha do usuário comum. Sendo uma das mais populares da atualidade pelo fato de se preocupar muito com o usuário final. Originalmente baseada no Debian, diferencia-se além do foco no desktop, em sua forma de publicação de novas versões, que são lançadas semestralmente.

Logo Gentoo

GENTOO


Até hoje alguns consideram como uma 'meta-distribuição' do Linux. Suporta características avançadas, como dependências, gerenciamento de pacotes, e muito mais. As ferramentas do Gentoo permitem que você instale o que realmente necessita para rodar seu sistema.


Logo Fedora

FEDORA


Fedora, segundo o próprio site, "é uma coleção de projetos moderados pela Red Hat e desenvolvido como uma parceria entre a comunidade open source e os engenheiros da Red Hat”. O objetivo da Fedora é o progresso rápido de software open source e free.

SLACKWARE

Logo Slackware
Criada por Patrick Volkerding, é considerada uma distribuição expert do Linux. Desde o seu início, em abril de 1993, busca ser o mais compatível possível com Unix. No entanto, por vezes é considerada mais difícil de usar que outras distribuições.

Logo Suse

SUSE


Muito popular na Europa, cresce no mudo inteiro e é disponível em vários idiomas. Alguns a consideram como uma das melhores e mais completas distribuições Linux.


A história do Linux[4]

O sistema Linux tem sua origem no Unix, um sistema operacional multitarefa e multiusuário que tem a vantagem de rodar em uma grande variedade de computadores.
Tudo começou em 1991, quando o programador finlandês Linus Benedict Torvalds, aos 21 anos, enviou a seguinte mensagem para uma lista de discussão na Internet: "Olá para todos que estão usando Minix. Estou fazendo um sistema operacional free (como passatempo) para 386, 486, AT e clones". Minix era um limitado sistema operacional baseado em Unix que rodava em microcomputadores como o AT. Linus pretendia desenvolver uma versão melhorada do Minix e mal sabia que seu suposto "passatempo" acabaria num sistema engenhosamente magnífico. Muitos acadêmicos conceituados ficaram interessados na idéia do Linus e, a partir daí, programadores das mais variadas partes do mundo passaram a trabalhar em prol desse projeto. Cada melhoria desenvolvida por um programador era distribuída pela Internet e, imediatamente, integrada ao núcleo do Linux.
No decorrer dos anos, este trabalho árduo e voluntário de centenas de sonhadores tornou-se num sistema operacional bem amadurecido e que hoje está explodindo no mercado de servidores corporativos e PCs. Linus, que hoje coordena uma equipe de desenvolvedores do núcleo de seu sistema, foi eleito em pesquisa pública a personalidade do ano de 1998 do mundo da informática.

Finalizando...

Pois é pessoal, pudemos então perceber o que é verdadeiramente o famoso Linux, suas famosas (ou nem tanto...) distribuições, além de um pouco de sua história. Que loucura não é? Um sistema atualizado totalmente com a ajuda voluntária de programadores...
Bem, aguardem o próximo post que será o confronto WINDOWS X LINUX, na mais esperada BATALHA DE SO's, no qual colocaremos frente a frente estes guerreiros do século XXI com suas vantagens e desvantagens lado a lado, sem disfarces ou rodeios.
That’s all folks!
For now...


>>> E para quem quiser saber mais sobre o assunto aqui estão as referências:
[1] https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Linux-kernel-e-distribuicoes/?pagina=1
[2] https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiT_tKx4q7VAhWMkJAKHWy0DzgQjRwIBw&url=https%3A%2F%2Fza.pinterest.com%2Fpin%2F289215607302549771%2F&psig=AFQjCNG1LdNzAU7ZeQLbygB-aTjfvC2vGg&ust=1501427161140478
[3] https://www.gnu.org/
[4] https://www.infowester.com/historia_linux.php
[4] https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Historia-do-GNU-Linux-1965-assim-tudo-comecou/

https://www.vivaolinux.com.br/linux/

4 comentários:

  1. Confesso nunca ter tido contato com o LINUX, mas depois que comecei a usá-lo em 2017 gostei muito. (Ainda prefiro o WINDOWS).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você! Também gostei bastante do Linux, mas para meu dia a dia o Windows ainda me satisfaz mais.

      Excluir
  2. Como foi dito na apresentação, existe uma distribuição Linux no Brasil, que é a Mandriva. Eu gostaia de saber se existe mais alguma distribuição Linux no Brasil!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem diversas distribuições Linux no Brasil, como por exemplo o Linuxfx(baseado no Ubuntu e com uma coleção de softwares pra escritório e reprodução de arquivos de som e vídeo) e o Metamorphose Linux (baseado no Debian que é voltado ao público iniciante e avançado). E são realmente muitas distribuições, o Brasil é muito ativo no desenvolvimento. Recomendo que leia mais sobre neste site:

      Excluir

Copyright. Tecnologia do Blogger.