Uma breve introdução ao tema... (Bem breve mesmo)

Olá personas, como vão?

  Você já se deparou com situações em que ouviu, ouviu... balançou a cabeça concordou com tudo sem nem saber sobre o que está conversando? Pois é, que sufoco hein?



  Quando se fala de computação ainda mais, todos temos nossos pontos fortes e fracos, mas de vez em quando somos pegos nas perguntas mais simples e inocentes.
“Mas afinal de contas, aonde este autor chegar com todo esse lenga lenga?” – você deve estar se perguntando. E a resposta é simples: Você sabe o que é um Sistema Operacional?
Sim? Não? Pois bem, vamos ao que interessa...

O que é um Sistema Operacional

  Imagine uma empresa grande qualquer. Será que esta empresa é gerenciada por uma só pessoa? Claro que não! Ela contém um conjunto de pessoas que gerenciam todo o negócio, estimam metas, perigos e muitas outras coisas. Um Sistema Operacional é mais ou menos da mesma maneira: Um conjunto de programas que organizam e gerenciam todos os dispositivos internos e periféricos do dispositivo, seja um computador, smartphone, relógio, etc. Basicamente, mantém a integridade da máquina através da gerência e integração das tarefas.

Funções Básicas:

  Ótimo, esse tal Sistema Operacional faz o gerenciamento dos dispositivos, mas e quanto às suas funções?
  Algumas funções básicas de um SO envolvem:
·         Interface com o usuário
·         Controle e compartilhamento de hardware
·         Administração dos dados dos usuários
·         Gerenciamento dos dispositivos de entrada e saída
·         Tratamento e recuperação de erros


Partes de um Sistema Operacional

  Nada confuso até agora não é? Tudo é bastante simples, principalmente quando é somente uma introdução... Para completar toda idéia desenvolvida neste post, vamos completar com um breve trecho relacionado às partes do Sistema Operacional.
Como são grandes sistemas robustos e complexos, os SO’s podem ser divididos em módulos para facilitar o entendimento e a escrita de instruções por programadores. São os mais típicos:
  • Núcleo (Kernel em inglês - também conhecido como "executivo")
  • Gerenciador de processo
  • Escalonador (Scheduler, em inglês)
  • Gerenciador de arquivo

Finalizando...

Pois bem, concluímos que um Sistema Operacional envolve muito (mas muito mesmo) trabalho. Esse grande e engenhoso software é a base da integração de todo o funcionamento de uma máquina e por isso devemos escolhê-lo com cuidado e carinho, de acordo com o fim desejado para ele.

That's all folks...
For now.

>> Para quem quiser um aprofundamento no tema, ficam aqui as referências dos assuntos abordados:
  http://www.inf.ufsc.br/~j.barreto/cca/sisop/sisoperac.html  https://www.gcfaprendelivre.org/tecnologia/curso/informatica_basica/sistemas_operacionais/1.do  https://www.oficinadanet.com.br/artigo/851/o_que_e_um_sistema_operacional
>> Imagem:
  https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/fd/Operating_system_placement-pt.svg/324px-Operating_system_placement-pt.svg.png



9 comentários:

Copyright. Tecnologia do Blogger.