SaaS
Olá personas, como vão ?
Hoje, vamos falar sobre SaaS, vulgo... Software como Serviço.
Hoje, vamos falar sobre SaaS, vulgo... Software como Serviço.
O SaaS (Software-as-a-Service), ou como já mencionado, Software como Serviço, é um modelo de distribuição e comercialização de um software remotamente. Isso é, após a compra do produto o cliente pode acessar o aplicativo, serviço ou programa de qualquer computador conectado a internet. Na maioria dos produtos o usuário nem precisa ter o software instalado em seu computador. Sendo assim, o cliente não paga pelo produto, e sim pelo serviço oferecido.
De acordo com a pesquisa "Nuvem Corporativa no Brasil: no ponto crítico da adoção acelerada" da Capgemini, do ano de 2014, mostrou que 73% das empresas brasileiras participantes da pesquisa utilizam o SaaS, isso torna o modelo em nuvem mais utilizado pelas empresas do país, seguido pelo IaaS (Infrastructure-as-a-Service) com 55%, e o PaaS (Plataform-as-a-Service) adotado por 39% das empresas.
Legal, mas... Oque é exatamente o SaaS ?
Imagine qualquer empresa prestadora de serviços, vamos utilizar como exemplo um lava-jato. Você deixa seu carro, e ele sai de lá limpinho. Mas você só pagou pela lavagem, ou seja, pelo serviço. Assim também é o SaaS, o cliente paga pelo serviço e não pelo produto.
Com o SaaS, o cliente não precisa comprar licenças, instalar programas e mantê-los atualizados. Tudo isso é trabalho das empresas fornecedoras.
Alguns exemplos de empresas que utilizam o SaaS
- Google, com o Google Drive e Gmail
- Dropbox, como sistema de compartilhamento de arquivos
- Adobe, com o "photoshop.com", que oferece os serviços do Photoshop online
- Netflix, que oferece streaming de filmes e series, com mais de 40 milhões de usuários
- Paypal, uma das maiores, se não a maior, plataforma de pagamentos do mundo
SaaS como forma de combater crises
Em tempos de crise, com os números do comércio e da indústria em queda, a solução para combater e vencer as barreiras de períodos como esse pode estar nos serviços. Os clientes precisam continuar comprando o que a sua empresa oferece e, mais do que atrair novos clientes, é essencial entender a importância de reter os que já fazem parte da sua base.
Como o modelo SaaS tem cobrança recorrente, as ações de quebra de contrato, migração ou cancelamento são reduzidas, já que a continuidade dos serviços e as cobranças são realizadas automaticamente, sem demandarem uma nova ação de compra.
Além da retenção de clientes, o SaaS também oferece um diferencial financeiro. Em cenários de crise, o corte de gastos acontece em diferentes áreas, e através das empresas que investem em SaaS, os clientes entendem que não estão pagando por um produto, mas sim por um serviço único, com valor agregado maior.
Como o modelo SaaS tem cobrança recorrente, as ações de quebra de contrato, migração ou cancelamento são reduzidas, já que a continuidade dos serviços e as cobranças são realizadas automaticamente, sem demandarem uma nova ação de compra.
Além da retenção de clientes, o SaaS também oferece um diferencial financeiro. Em cenários de crise, o corte de gastos acontece em diferentes áreas, e através das empresas que investem em SaaS, os clientes entendem que não estão pagando por um produto, mas sim por um serviço único, com valor agregado maior.
Métricas do SaaS
As métricas são as ferramentas que as empresas que adotam o SaaS tem para monitorar compreender e otimizar seus serviços. A seguir temos as principais métricas para esse modelo:
- Churn rate
Ferramenta que ajuda a mensurar o índice de cancelamento, ou seja, o número de clientes que deixaram a sua base em cada mês.
- LVT (lifetime Value)
Analisa o valor de tempo de vida do cliente para compreender o potencial que o consumidor tem para comprar ao longo da jornada de relacionamento com o seu negócio.
- CAC (Cost to Acquire a Costumer)
Mensura o custo de aquisição de clientes. Ou seja, quanto custa para que uma venda seja fechada.
- MRR (Monthly Recurring Revenue)
É a métrica da receita mensal recorrente, que representa o valor que entra ou é perdido baseado nas previsões mensais de ganhos.
- Arpa (Average Revenue per Account)
É o cálculo simples e essencial para descobrir a receita média por cliente, e ao saber qual é a média que os clientes pagam por mês, analisar se os resultados são bons ou precisam de estratégias para otimização.
Fontes:
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